← Back to portfolio

Resenha sobre o seriado Friends

Published on

Autor: Derick Souza

Friends é uma sitcom, ou como costumamos falar, uma série de TV americana que foi exibida nos Estados Unidos (EUA) nos EUA de setembro de 1994 e se prolongou até o início de maio de 2004. Criada pelos produtores David Crane e Marta Kauffman, onde ambos se baseavam nas experiências que vivenciaram em Nova Iorque assim que saíram da faculdade.

O seriado era focado na vida de seis amigos que moravam no bairro de Greenwich Village, em Manhattan. Eram eles: Phoebe Buffay (Lisa Kudrow), Rachel Green (Jennifer Aniston), Mônica Geller (Courteney Cox), Joey Tribbiani (Matt LeBlanc), Ross Geller (David Schwimmer) e Chandler Bing (Matthew Perry).  


David Crane e Marta Kauffman afirmaram que: “Friends é sobre sexo, amor, procura, carreira, um momento em sua vida quando tudo é possível. E também é sobre amizades, porque quando você é solteiro e sozinho em uma cidade, seus amigos são sua família. ”  Com duração de 20-22min cada episódio, 10 temporadas e um total de 236 episódios, como filmagens de amigos acontecem na Warner Bros Studios na frente de uma placa ao vivo. Após quase 27 anos após a sua estreia, Friends continua sendo um sucesso estrondoso entre os jovens, mas que infelizmente depois de dez temporadas no ar, a série chegou ao seu fim.Uma curiosidade: o último episódio da série foi visto por 52,5 MILHÕES de telespectadores, e assim, tornando-se o 4º episódio final de série mais assistida na história da televisão. Só em 2002, uma TV Guilde elegeu amigos como a 21º série de melhores programas de televisão de todos os tempos.

A música I'm There For You (eu estarei lá para você), dos The Rembrandts, foi tema de abertura da série e posso dizer com todas as palavras que foi a chave perfeita para tudo ocorrer do melhor jeito possível e assim agradar ao seu público. Logo no início da abertura, os 6 amigos começam a dançar e aparentemente estão se divertindo ao redor de uma fonte e logo em seguida ... 4 palminhas (só quem é fã vai entender) e no final todos se sentam no sofá que no decorrer da trama vira uma marca registrada do Central Perk, cafeteria onde todos os amigos costumam frequentar.

Cada temporada traz consigo questões importantes sobre família, carreira profissional, dinheiro, responsabilidade, relacionamento, sexo, amor e principalmente a amizade pelo qual eles tem entre si, o afeto, carinho e acima de tudo o respeito, e foi por isso que o público se sente e até hoje se sente encantado de certa forma. Sem contar que cada personagem nos ensina uma lição diferente, tal como a Phoebe que independente do seu passado, fala que temos que seguir em frente e a mesma ressaltava diversas vezes durante o trama que temos que ser do jeito que nós somos e não devemos mudar isso por ninguém, assim como o Joey que nunca desistiu de si mesmo e aprendeu a se virar, o Ross que embora tenha se casado 3 vezes e se divorciado em todas elas, nunca desistiu do amor; a Rachel que no decorrer da trama diz que somos capazes de realizar qualquer coisa que nos propúnhamos a fazer e que podemos crescer na vida. Já a Mônica nos ensina que temos que ser competitivos e não deixar que os outros nos zombem por isso, por fim, o Chandler que nos mostra que não importa os problemas que foram causados ​​na sua infância, apenas não deixe que aquilo lhe atormente pelo resto de sua vida, pois você não será igual às pessoas que lhe causaram isso.

A repercussão do seriado foi tanta que ela começou a ser comentada entre os públicos de diversos países. No Brasil, por exemplo, ela foi transmitida pelos canais abertos, na Rede Manchete na década de 90, na RedeTV! em 2002 e em 2004 no SBT. Hoje, ela só é transmitida pelo canal fechado Warner Bros, e embora já tenha se passado quase 2 décadas depois do seu último episódio, ela ainda continua gerando milhões de dólares/reais, além de várias disputas comerciais e ainda assim, quebrando vários recordes de audiência. O que faz o público não cansar de assistir é o jeito como nos identificamos com cada personagem e com as suas frases e bordões marcantes que acabam se tornando especiais para nós, tais como: “I know” dita por Mônica, “How you doin?” por Joey, Phoebe com seu hit atemporal “Smelly Cat” e o famoso “They don't know that we know they know we know...” além do mais icônico “OH, CHANDLER E MONICA... MY EYES”, Chandler com suas piadas intermináveis, Ross com o seu “Hi...” e o famoso “We were on break”, assim como Rachel com seu “Ahh, salmon skin roll” e não esquecendo do memorável “OH MY GOD” seguida de uma risada vinda da Janice (personagem secundária).

Que Friends conquistou uma legião de fãs isso já é perceptível, mas o que ninguém sabe é que o seriado conseguiu conquistar diversos tipos de públicos e conseguiram também determinar um novo modelo para as novas séries de comédia que a sucederam.

Em 2021, Friends deixou o catálogo do serviço de streaming, Netflix, e assim, causando uma pequena frustração e tristeza entre os assinantes que são fãs da série. Em entrevista ao Deadline, a nossa Rachel Green (Jennifer Aniston) diz “Quer saber? isso também nos deu tempo para torná-lo o encontro ainda mais emocionante e divertido do que teria sido ... ”. Sua saída do catálogo se dá por motivos de que uma nova plataforma de streaming, HBO MAX, irá reunir todos os conteúdos pertencentes ao grupo Warner. Inclusive, depois de mais de 25 anos, o encontro do elenco estava previsto para acontecer dentro da nova plataforma, porém teve que ser adiado devido à pandemia.