← Back to portfolio

Resenha sobre Sense8

Published on

Autor: Derick Souza

Sense8 é uma série norte-americana que foi criada e produzida por Joseph Michael Straczynski e pelas irmãs Lilly e Lana Wachowski. Em junho de 2015, a emesérie ficou conhecida mundialmente depois de ter sido lançada pelo serviço de streaming Netflix e que ainda assim, continua sendo um sucesso na plataforma e ganhando admiradores ao redor do mundo mesmo após 5 anos da sua estreia.

A série conta a história de 8 pessoas desconhecidas e espalhadas ao redor do mundo como Alemanha, Estados Unidos, Quênia, índia, Islândia, Inglaterra, Coreia do Sul e México. Conhecidos como Sensates, todos eles têm uma visão da morte de uma mulher chamada Angélica que fica conhecida no decorrer do trama como uma “mãe” que eles nunca tiveram e, a partir disso, os sensates descobrem que mesmo sem se conhecerem, todos eles estão ligados de certa forma um ao outro tanto emocionalmente quanto mentalmente, além de serem capazes de poder se comunicar, sentirem prazer e desfrutar das habilidades que os outros tem a oferecer como a linguagem e o conhecimento. Além disso, no decorrer da série, os sensates são perseguidos pela OPB (Organização de Preservação Biológica) e pelo Dr. Sussurros que é um dos líderes desta organização e que por coincidência também é um sensate, porém seu objetivo é exterminar todos eles e se tornar o único.

A trama nos mostra a importância de respeitar as diferenças e pensar no próximo. Além disso, a série traz consigo uma bagagem de fatores e questões importantíssimas e que valem a pena serem discutidas. Fatores estes que precisam serem ressaltados como a desigualdade que o Capheus enfrenta em seu país e que faz de tudo pra poder ajudar sua mãe que sofre de AIDS mesmo com poucos recursos, Nomi que é uma mulher transexual e que traz uma mensagem de afirmação e de autoaceitação para o público LGBTQIA +, logo em seguida vem o Lito que é um ator bastante popular e conceituado no México e que esconde a sua homossexualidade com medo da represália e opiniões alheias, e por fim, Sun que lida diariamente com o machismo do seu pai e seu irmão.


Devido ao grande sucesso que essa série se tornou e também pela maior parte do público serem do Brasil, em maio de 2016, todo o elenco de Sense8 desembarcaram em solo brasileiro para uma gravação de um episódio especial que aparece no decorrer da 2º temporada, que ocorreu na Parada da Diversidade na Avenida Paulista, São Paulo. Com isso, a série se torna importante por trazer questões interessantes a cerca da sexualidade, culturas, etnias.